sábado, 11 de outubro de 2008

GEOLOGIA TRABALHO DA UNEB

Trabalho de geologia e mineralogia.
Alunos : Rômel Pionório Nogueira Lucas Matter muza

Definição de mineral
Mineral é um elemento ou um composto quimico, via de regra, resultante de processos inorganicos, de composição quimioca geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre. Os minerais, em geral, são solidos. Somente a agua e o mercurio se apresentam no estado liquido, em condições normais de preção e temperatura.

Propriedades fisicas dos minerais
Cada mineral possui um conjunto de características físicas e químicas específicas. A determinação das propriedades físicas de um mineral possibilita, normalmente, a sua identificação. Apesar da análise de algumas destas propriedades implicar o recurso a técnicas e equipamentos especializados, é possível distinguir os minerais mais comuns pela observação direta ou mediante ensaios simples, através da determinação de propriedades como a estruturas, a clivagem, a dureza, o peso especifico, o brilho e a cor.
Estrutura
Quase todos os minerais ocorrem no estado cristalino, no qual os atomos ou agrupamentos de atomos são dispostos regularmente, segundo sistemas fixos e constantes.
Clivagem
É a propriedade que tem uma substancia cristalina em dividir-se em planos paralelos. Ela se dá graças a estrutura íntima do respectivo mineral. Os planos de clivagem são sempre paralelos a uma face possivel do cristal. Pode ocorrer uma clivagem segundo uma ou mais direções.
Dureza
Exprime a resistencia que um mineral oferece a penetração de uma ponta aguda que tenta riscar o mineral. Esta ponta aguda poderá ou não riscar o mineral. Riscando, o sulco produzido poderar ser profundo e bem nitido se o mineral tiver baixa dureza.
Peso especifico
É o numero que indica quantas veses um certo volume de mineral é mais pesado do que volume de agua destilada a temperatura de 4°C. Densidade é assim o peso expresso em gramas de lcm³ de mineral.
Brilho
É a capacidade de reflexão da luz incidente. Assim, no diamante, 17% da luz incidente na perpendicular é refletida e no vidro apenas 1,5 a 4%. O restante penetra pelo vidro adentro, sendo esta a causa do menor brilho existente no vidro e maior no diamante.
Cor
A cor dos minerais é um carater importante na sua determinação. A cor depende da absorção seletiva da luz, restando uma fração transmitida e outra refletida.
Propriedades quimicas dos minerais
Os minerais podem consirtir de apenas um elemento quimico ou de varios, passando a ser compostos quimicos. Existem certas relações entre a forma cristalina e a composição quimica, chamdas polimorfismo e isomorfismo. Polimorfismo é a propriedade mineral de ser polimorfo, isto é, quando diferentes minerais possuem a mesma composição quimica. Isomorfismo acontece quando varios minerais possuem uma composição quimica diferente mas analoga, cristalizando.
Descrição dos principais minerais formadores de rochas
Os mais frequentes constituintes das rochas ígneas e metamorficas são os feldspatos, importante grupo mineralógico que perfaz ao redor de 60%da totalidade dos minerais. A seguir os anfibólios e piroxênios, que perfazem 17%. O quartzo, 12% e as micas, 4%.
Feldspatos
Formam o grupo mais importante como constituintes das rochas. São translúcidos ou opacos e podem apresentar cristais mistos de 3 componentes: feldspatos potássico, sódico e cálcico.
Piroxênios
Possuem uma composição variavel. São silicatos de Mg, Ca e Fe. A cor é de preta a verde-escura, e o brilho vríteo.
Anfibólios
São quimicamente muito parecidos aos piroxêno, mas possuem (OH) na sua constituição. Sua cor é de verde escura a preta e opaca.
Quartzo
Cor branca ou inclor, mas também em inumeras outras variedades, como roxo, amarelo, vermelho e preto. Brilho vítreo, transparente ou opaco.
Mica
Trata-se de um grupo de minerais caracterizados por uma ótma clivagem laminar e boa elasticidade. Distinguem-se em duas variedades principais: muscovita e biotita.
Definição de rocha
Rocha é por definição um agregado natural formado por um ou mais minerais, que constitue uma parte essencial da crosta terrestre.
Ciclo das rochas
O ciclo das rochas representa as diversas possibilidades de transformação de um tipo de rocha em outro. O ciclo das rochas existe desde os primórdios da história geológica da Terra e, através dele, a crosta de nosso planeta está em constante transformação e evolução.
Rocha ignea ou magmatica
Magma
Magma é rocha fundida, localizado normalmente dentro de uma câmara de magma, debaixo da superfície da Terra. Essa complexa solução de silicatos a alta temperatura, entre 650 e 1200 graus Celsius, é ancestral de todas as rochas ígneas, sejam elas intrusivas ou extrusivas.
Rocha ígnea, rocha magmática é um tipo de rocha que resultou da consolidação devida a resfriamento de magma derretido ou parcialmente derretido.
Em profundidades maiores, a rocha intrusiva compõe, geralmente, um corpo plutônico de dimensões maiores, como batolitos, lacolitos. Com granulação grosseira devido ao resfriamento lento que permite os cristais crescerem mais. Já, em pequenas a médias profundidades, com a crosta mais fria e rígida, são comuns corpos tabulares
Rocha extrusiva é um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma à superfície. O magma superficial denomina-se lava e é expelido normalmente através de estruturas características denominadas vulcões. Uma rocha magmatica expressa as condições geologicas em que se formou. Textura vitrea , porfiritica ou esponjosa. Na composição mineralogica os minerais essenciais são geralmente feldspato, quartzo, anfibólio-piroxenio, olivina, muscovita, biotita e nefelina. Quando o teor de silica for maior que 65% a rocha é acida, quando for entre 65 a 52 a roche é neutra, e quando for abaixo de 52 até 45% é basica.
Rocha sedimentar
São formadas do material formado da destruição erosiva de rochas, material esse que ira sedimentar-se pela prescipitação em um dos muitos lugares.
Os sedimentos clasticos são formados de fragmentos de rochas pre-existentes. Destingui-se os croclasticos(psefitos e psamitos) e microclasticos(pelitos).
Rocha sedimentar quimica são aquelas originadas da prescipitação de solutos. Os que se formam graças a diminuição da solubilidade são mais comumente os carbonatosque se prescipitam graças ao aumento de temperatura e consequente desprendimento do gas carbonico. Exemplos são os calcários associados à evaporitos de lagoas salgadas restritas com a precipitação de calcários químicos e sais, principalmente halita (NaCl), por evaporação de água do mar que aflue periodicamente a lagoa.
Rocha sedimentar orgânica. Formada pelo acumulo de restos orgânicos. Muitas rochas sedimentares tem a gênese ligada à ação de organismos. Assim, por exemplo, originadas com o concurso de seres vegetais, tem-se a turfa, carvão, calcária recifais com estromatólitos, vasas de diatomáceas e com o concurso de seres animais, tem-se calcários coralígenos, calcários lumachélicos, radiolaritos.
Rocha metamórfica
Metamorfismo. São Processos de transformações mineralógicas, texturais e estruturais de uma rocha pré-existente ou protólito sob a ação de variáveis temperatura e ou pressão (litostática, dirigida e/ou de fluidos) sem mudança química significativa e no estado sólido. O metamorfismo é definido como um processo geológico isoquímico, ou seja: a rocha original não sofre mudança química; na realidade, os processos de transformações metamórficas implicam, sempre, em alguma modificação química, desde mínima ou em escala limitada, até muito importante, quando deixamos de designar a rocha de metamorfito e passamos a designá-la de metassomatito.
Graus de metamorfismo. A constituição mineralógica varia também conforme o grau de metarmofismo. Sob condições mais severas poderá passar para micaxisto, até atingir o grau Maximo de metamorfismo, no qual se formam os gnaisses. Pode ainda dar-se o caso de a rocha original receber elementos estranhos, que se adicionam durante o seu processo de transformação, como por exemplo gases contendo boro, que poderam formar turmalinas, ou flúor, que será responsável pela fluorita em calcário ou topasio em xistos.
Tipos de metamorfismo. Existem vários tipos de metamorfismo: fundo oceânico, orogênico, dínamotermal ou regional, de soterramento, de contato ou termal, dinâmico ou cataclástico, de impacto.

Um comentário:

AMon disse...

E ai pow..
BLOGGUEIRO!!
HUAHaUhaHUAHUuhAa
Cliquei ai nos seus links..
ganhando mt dinheiro???

www.latinohits.blogspot.com